Blog

Power Query e sua importância no Power BI

Power Query

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

Uma ferramenta poderosa dentro do Power BI, o Power Query tem o poder de auxiliar na organização dos dados de planilhas e nós, da LSX Consulting, sabemos o quão importante as planilhas são para as empresas.

Por isso, vamos auxiliar você a descobrir a importância do Power Query, além de como usá-la e seus benefícios.

E aí, vamos adquirir mais conhecimento? Continue lendo!

Power BI: todos os dados da sua empresa em um só lugar

Com o Power BI você pode ter uma visualização 360º da sua empresa, já que é possível criar análises de vários setores de uma vez só: atendimento ao cliente, vendas, pós-vendas, produção, financeiro e etc através dos dashboards.

Tudo isso de forma muito prática e rápida, uma vez que o Power BI possui uma interface bem intuitiva, com apenas alguns cliques os usuários já conseguem ter acesso às informações do programa. Além disso, o Power BI pode ser acessado de desktops ou celulares e tablets, podendo trazer dados com muita facilidade e de forma segura.

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é o Power BI, vamos conhecer sobre o Power Query.

Power Query: tudo o que você precisa saber

Power Query e sua importância no Power BI 1

O Power Query nada mais é do que uma solução de Business Intelligence, atua auxiliando a alinhar os dados que você precisa para ser usado no Power BI, ou seja, a ferramenta é a ponte entre extrair, transformar e carregar dados do Excel ou outros tipos de planilha que você utiliza, para poder inserir dentro do PBI (Power BI) no formato que este requere.

O PQuery tem como objetivo facilitar as buscas dos dados e realizar a combinação, tendo maior efetividade. Você também precisa saber que a ferramenta processa informações e conecta fontes de dados e deixa-as em padrão para criação de relatórios e gráficos, além de compartilhar estes dados.

A ferramenta Power Query é imprescindível, já que seu objetivo é colocar nos formatos corretos aqueles dados que você necessita, otimizando suas buscas entre planilhas desorganizadas, dados desestruturados, entre outros e também, regula as edições realizadas para as próximas vezes que você inserir novos dados.

Veja o exemplo abaixo:

Se uma planilha estiver desorganizada e você necessita que ela seja repassada para o Power BI, a ferramenta PQuery irá extrair, transformar e carregar estes dados presentes na planilha em um novo formato de visualização. Sendo assim, qualquer dado adicionado na planilha, basta um clique e tudo é transformado automaticamente.

O Power Query permite edições como: a) renomear uma coluna; b) mudar linha; c) agrupar e desagrupar; entre outros e mantém o histórico de edições.

Um dos maiores benefícios de utilizar a ferramenta dentro do Power BI é justamente a possibilidade de coletar os dados de vários lugares, como um sistema próprio da sua empresa ou um conhecido (Excel, por exemplo), facilitando buscas, organizando dados de planilhas bagunçadas e trazendo para o formato que o Power BI exige, um clique e várias soluções, uma vez que ela mantém automatizado para futuramente não precisar realizar tudo novamente, como filtro e mudanças.

Como utilizar o Power Query

Por exemplo:

Suponha uma planilha que está em formato inadequado para o Power BI e que contém informações de produtos, como o faturamento, a quantidade e os dados das vendas nas diversas lojas. Dentro dessa planilha, a organização se encontra em células mescladas, cabeçalhos repetidos, linhas em branco e etc. Para o Power BI, os dados precisam ter cabeçalhos únicos e estar organizados em colunas separadas, entre outros tratamentos. Aqui entra o Power Query, que vai auxiliar você a extrair, tratar, transformar e carregar esses dados para o Power BI no formato que você necessita.

Importando os seus arquivos:

Na página inicial, clicar em Obter dados

Fonte > Excel > procurar o arquivo

Selecionar a tabela que você deseja e importe para o Power BI

O próximo passo é transformar os dados, já que é necessário editar os dados da tabela selecionada.

E então o Power Query, ferramenta de transformação, irá abrir no Power BI.

Uma solução incrível como o Power Query para formatar os seus dados é quase que obrigatório.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco!

Professor Luis Claudio Sampaio é responsável técnico e principal instrutor da LSX Consulting. Mestre em Administração de Empresas – Competitividade e Estratégia. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software com ênfase em UML.

Idealizador e CEO na LSX Consulting, empresa especializada em treinamentos corporativos e consultoria que atua em parceria com o SESCOOP/PR.

Luis também é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Software e Negócios, além de ministrar treinamentos in company.

Possui larga experiência em gestão e melhoria de processos utilizando a abordagem BPM e amplo domínio em ferramentas como Excel e Power Bi.

Atualmente cursa MBA em Business Intelligence, onde busca ampliar conhecimentos nas áreas de Inteligência e Estratégia de Negócios.

Vamos interagir?

Você também pode gostar