Blog

Criando a checkbox no Excel

Excel

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

No Excel não existe uma nativa checkbox como as comuns utilizadas nas programações, mas você sabia que é possível criar a sua própria caixa de seleção? Isso mesmo!

Para criar uma caixa de seleção dentro do Excel é fácil, basta usar o controle de formulários.

Vem conhecer mais!

Conheça o que é o Excel

O Excel é uma ótima ferramenta para edição de planilhas que pode ser utilizado em computadores com sistemas operacionais como o Windows, Android e iOS.

Com ele é possível fazer cálculos, montar gráficos e muitas outras construções matemáticas e comparativas dentro de seus campos e colunas.

Não só é utilizado por empresas, mas também por pessoas que pretendem organizar sua vida financeira, assim conseguindo ter um relatório de gastos dentro das planilhas.

Atualmente profissionais que possuem conhecimento avançado desta ferramenta são altamente valorizados no mercado de trabalho.

Adicionando uma Caixa de Seleção (checkbox):

Excel
  • Guia Desenvolvedor:

Se você não vê a guia “Desenvolvedor” na faixa de opções do Excel, você precisará ativá-la. Vá para “Arquivo” > “Opções” > “Personalizar Faixa de Opções” e marque a opção “Desenvolvedor”. Clique em “OK”.

  • Inserir Controle:

Vá para a guia “Desenvolvedor” e clique em “Inserir”. Em “Controles de Formulário”, escolha “Caixa de Seleção” (geralmente encontrada na seção “Controles de Formulário”).

  • Desenhar Caixa de Seleção:

Clique e arraste na planilha para desenhar o controle de caixa de seleção. Isso abrirá uma janela de diálogo de “Formatar Controle” onde você pode nomear a caixa de seleção e definir sua formatação.

  • Associar a uma Célula:

Clique com o botão direito na caixa de seleção, escolha “Formatar Controle” e vá para a guia “Controle”. Aqui, você pode definir a célula vinculada. Quando a caixa de seleção é marcada, a célula vinculada mostrará “Verdadeiro” (TRUE); caso contrário, mostrará “Falso” (FALSE).

  • Uso da Caixa de Seleção:

Agora, sempre que a caixa de seleção é marcada ou desmarcada, a célula associada refletirá esse estado. Você pode usar esta informação em fórmulas ou em lógica condicional.

  • Observações:

Se você precisar de várias caixas de seleção, repita esses passos para cada uma.

Os controles de formulário não são interativos em uma planilha protegida por senha. Para interatividade em planilhas protegidas, use os Controles ActiveX (também disponíveis na guia Desenvolvedor).

Lembre-se de que a guia “Desenvolvedor” pode não estar visível por padrão. Se você não vê a guia “Desenvolvedor”, siga as etapas mencionadas anteriormente para ativá-la.

Com esse guia perfeito que a LSX Consulting desenvolveu para auxiliar você a criar as suas caixas de seleção (checkbox), agora é ficou super fácil! É só você aproveitar ao máximo o uso da ferramenta Excel no seu dia a dia, otimizando e facilitando trabalhos ou se caso esteja buscando para usar em benefício próprio.

Você gostou do conteúdo? Conta para a gente! Ficou com alguma dúvida? Chama a LSX Consulting no WhatsApp para te auxiliar.

Quer marcar um treinamento corporativo? Clique aqui e fale conosco para mais informações. Pode contar com a LSX Consulting para um super treinamento!

Professor Luis Claudio Sampaio é responsável técnico e principal instrutor da LSX Consulting. Mestre em Administração de Empresas – Competitividade e Estratégia. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software com ênfase em UML.

Idealizador e CEO na LSX Consulting, empresa de software, consultoria e treinamentos que atua na região de Cascavel-PR.

Luis também é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Software e Negócios, além de ministrar treinamentos in company.

Possui larga experiência em gestão e melhoria de processos utilizando a abordagem BPM e amplo domínio em ferramentas como Excel e Power Bi.

Vamos interagir?

Você também pode gostar

Excel
Novidade

Criando a checkbox no Excel

No Excel não existe uma nativa checkbox como as comuns utilizadas nas programações, mas você sabia que é possível criar a sua própria caixa de seleção? Isso mesmo!

Para criar uma caixa de seleção dentro do Excel é fácil, basta usar o controle de formulários.

Vem conhecer mais!

Leia mais »
Power BI
Treinamento

Power BI e o Gráfico de Pareto

Você sabe o que é o Gráfico de Pareto e como cria-lo no Power BI? Se você buscou a LSX Consulting para entender mais como funciona a função, veio ao lugar certo!

O gráfico é muito interessante, afinal ele exibe todas as análises que você buscou além de apresentar os percentuais de cada informação, destacando os dados mais relevantes.

Vem ver!

Leia mais »
Excel
Treinamento

Excel: operações com data e suas fórmulas

Este é mais um conteúdo de Excel que você vai sair daqui craque para aplicar em suas planilhas.
É importante saber como calcular diferenças de dias entre datas e converter datas em textos, mas principalmente como utilizar as suas fórmulas para trabalhar com datas é essencial, assim aumentando a precisão e maximizar o seu trabalho!

Leia mais »