Blog

Power BI: 5 Fórmulas Essenciais para Elevar Suas Análises

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

Quer turbinar suas análises no Power BI e criar dashboards mais poderosos? Então você precisa conhecer essas 5 fórmulas fundamentais que vão transformar a forma como você trabalha com dados.

Vamos te mostrar cinco recursos indispensáveis para quem quer desenvolver relatórios mais inteligentes e impactantes no Power BI.

Essas funções vão te ajudar a construir análises mais completas, dinâmicas e livres de erros, além de economizar tempo na criação dos seus dashboards.

Power BI: todos os dados da sua empresa em um só lugar

Com o Power BI você pode ter uma visualização 360º da sua empresa, já que é possível criar análises de vários setores de uma vez só: atendimento ao cliente, vendas, pós-vendas, produção, financeiro e etc através dos dashboards.

Tudo isso de forma muito prática e rápida, uma vez que o Power BI possui uma interface bem intuitiva, com apenas alguns cliques os usuários já conseguem ter acesso às informações do programa. Além disso, o Power BI pode ser acessado de desktops ou celulares e tablets, podendo trazer dados com muita facilidade e de forma segura.

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é o Power BI, vamos aprender as 5 fórmulas?!

Quais fórmulas vamos explorar?

Power BI

As fórmulas que vamos explorar são: SUMX, DISTINCTCOUNT, CALCULATE, ALL e RELATED.

SUMX – Cálculos Linha a Linha

A SUMX é uma função integradora que realiza somas baseadas em cálculos personalizados para cada linha da tabela. Isso significa que você pode, por exemplo, multiplicar quantidade por preço e somar o total, mesmo sem ter uma coluna específica com esse valor.

Essa função é perfeita para situações onde você quer evitar criar colunas adicionais só para fazer um cálculo simples.

Exemplo prático:

Calcular o faturamento de vendas:

SUMX(Tabela, Tabela[Quantidade] * Tabela[Preço])

DISTINCTCOUNT – Contagem de Valores Únicos

Com a DISTINCTCOUNT, você consegue contar quantos valores diferentes existem em uma coluna. Essa função é extremamente útil, por exemplo, para saber quantos clientes distintos compraram em determinado período.

Exemplo prático:

Número de clientes únicos:

Clientes Únicos = DISTINCTCOUNT(Vendas[ID Cliente])

Simples de usar e poderosa, ela exige apenas o nome da coluna como argumento.

CALCULATE – Cálculo com Filtros

A função CALCULATE é uma das mais versáteis do Power BI. Com ela, você pode aplicar filtros a uma medida e fazer cálculos baseados em condições específicas.

Por exemplo, se você quiser calcular somente as vendas feitas em lojas virtuais:

Vendas Online = CALCULATE(SUM(Vendas[Quantidade]), Lojas[Tipo] = “Online”)

O legal da CALCULATE é que ela aceita outras funções dentro dela, como SUM, AVERAGE, COUNT, etc., todas com a possibilidade de aplicar filtros sob medida.

ALL – Ignorando Filtros

A ALL é uma função que remove os filtros de uma tabela ou coluna. Isso é essencial quando você precisa calcular totais absolutos, independentemente dos filtros que o usuário aplicou em uma visualização.

Exemplo prático:

Total Geral = CALCULATE([Total Vendas], ALL(Produtos))

Muito útil para criar comparações, como participação percentual de marcas ou categorias em relação ao total.

RELATED – Conectando Tabelas

Com a RELATED, você consegue puxar informações de outras tabelas relacionadas, sem precisar navegar entre elas. Essa função funciona graças aos relacionamentos criados entre as tabelas no modelo de dados.

Exemplo prático:

Trazer o preço unitário de outra tabela:

Preço = RELATED(Produtos[Preço Unitário])

Ela facilita bastante a integração de dados e torna as fórmulas mais simples e intuitivas.

Essas 5 fórmulas: SUMX, DISTINCTCOUNT, CALCULATE, ALL e RELATED são verdadeiros pilares para quem quer dominar o Power BI. Ao utilizá-las com eficiência, você ganha mais controle sobre suas análises, cria relatórios mais completos e entrega resultados mais rápidos e inteligentes.

Ficou com alguma dúvida? Você sabe que pode contar com a gente! Acesse o nosso WhatsApp e fale com a LSX Consulting!

Quer marcar um treinamento corporativo? Não deixe de entrar em contato conosco para um treinamento, aprendendo a usar a informação como estratégia para fazer negócios e tomar decisões e alavancar o seu negócio!

Professor Luis Claudio Sampaio é responsável técnico e principal instrutor da LSX Consulting. Mestre em Administração de Empresas – Competitividade e Estratégia. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software com ênfase em UML.

Idealizador e CEO na LSX Consulting, empresa de software, consultoria e treinamentos que atua na região de Cascavel-PR.

Luis também é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Software e Negócios, além de ministrar treinamentos in company.

Possui larga experiência em gestão e melhoria de processos utilizando a abordagem BPM e amplo domínio em ferramentas como Excel e Power Bi.

Vamos interagir?

Você também pode gostar

ChatGPT
Novidade

ChatGPT : automatize tarefas no Excel mesmo sem saber VBA

Você acredita que é possível criar automações no Excel sem entender nada de programação? Com o ChatGPT, isso é totalmente viável!

Neste conteúdo, vamos mostrar como usar a inteligência artificial para gerar códigos VBA personalizados e transformar planilhas comuns em ferramentas poderosas.

Leia mais »

Power BI: 5 Fórmulas Essenciais para Elevar Suas Análises

Quer turbinar suas análises no Power BI e criar dashboards mais poderosos? Então você precisa conhecer essas 5 fórmulas fundamentais que vão transformar a forma como você trabalha com dados.

Vamos te mostrar cinco recursos indispensáveis para quem quer desenvolver relatórios mais inteligentes e impactantes no Power BI.

Essas funções vão te ajudar a construir análises mais completas, dinâmicas e livres de erros, além de economizar tempo na criação dos seus dashboards.

Leia mais »
IA
Novidade

A era da IA chegou ao RH!

Aproveite o poder da IA no RH para otimizar processos e ganhar eficiência!

A Inteligência Artificial (IA) pode ser uma grande aliada do setor de Recursos Humanos, reduzindo o tempo gasto em tarefas operacionais e permitindo um foco maior em atividades estratégicas. O ChatGPT, por exemplo, pode auxiliar na elaboração de descrições de cargos, na criação de conteúdo para divulgação de vagas no LinkedIn e na organização das etapas do recrutamento.

Dessa forma, a equipe de RH pode se concentrar no que realmente importa: atrair e selecionar os melhores talentos para a empresa.

Leia mais »