Blog

Excel: operações com data e suas fórmulas

Excel

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

Este é mais um conteúdo de Excel que você vai sair daqui craque para aplicar em suas planilhas.

É importante saber como calcular diferenças de dias entre datas e converter datas em textos, mas principalmente como utilizar as suas fórmulas para trabalhar com datas é essencial, assim aumentando a precisão e maximizar o seu trabalho!


Conheça o que é o Excel

O Excel é uma ótima ferramenta para edição de planilhas que pode ser utilizado em computadores com sistemas operacionais como o Windows, Android e iOS.

Com ele é possível fazer cálculos, montar gráficos e muitas outras construções matemáticas e comparativas dentro de seus campos e colunas.

Não só é utilizado por empresas, mas também por pessoas que pretendem organizar sua vida financeira, assim conseguindo ter um relatório de gastos dentro das planilhas.

Atualmente profissionais que possuem conhecimento avançado desta ferramenta são altamente valorizados no mercado de trabalho.

Fórmulas

Excel

As fórmulas de data no Excel permitem realizar uma variedade de operações com datas, como cálculos de diferença entre datas, adição ou subtração de dias, meses ou anos, formatação personalizada e muito mais.

Veja abaixo algumas fórmulas de data comuns:

– Diferença entre Datas:

Para calcular a diferença entre duas datas, você pode usar a fórmula DATADIF.

A sintaxe é:

=DATADIF(data_inicial, data_final, “unidade”)

Onde “unidade” pode ser “d” (dias), “m” (meses) ou “a” (anos).

– Adição de Dias:

Para adicionar uma quantidade específica de dias a uma data, você pode usar a fórmula:

=data + n

Substitua “data” pela data original e “n” pelo número de dias a serem adicionados.

– Subtração de Dias:

Similar à adição de dias, você pode subtrair dias de uma data:

=data – n

– Adição de Meses ou Anos:

Para adicionar meses ou anos a uma data, você pode usar a função DATA:

=DATA(ANO(data) + anos, MÊS(data) + meses, DIA(data))

– Formatação de Data Personalizada:

Use a função TEXTO para formatar a exibição de uma data de acordo com o seu desejo:

=TEXTO(data, “formato”)

Substitua “formato” por uma sequência que determine como a data deve ser formatada. Por exemplo, “dd/mm/aaaa” para exibir como dia/mês/ano.

– Dias Úteis Entre Datas:

Para calcular o número de dias úteis (ignorando fins de semana e feriados) entre duas datas, você pode usar a função DIATRABALHOTOTAL:

=DIATRABALHOTOTAL(data_inicial, data_final)

– Extrair Partes da Data:

Use as funções DIA, MÊS e ANO para extrair o dia, mês e ano de uma data, respectivamente.

Lembrando que o Excel pode tratar datas de diferentes maneiras dependendo da configuração regional do seu sistema. Certifique-se de que as datas estão formatadas corretamente para evitar erros. Além disso, ao digitar datas diretamente, use a formatação “dd/mm/aaaa” (ou o padrão regional) para garantir que o Excel as interprete corretamente.

Você gostou do conteúdo? Conta para a gente! Ficou com alguma dúvida? Chama a LSX Consulting no WhatsApp para te auxiliar.

Quer marcar um treinamento corporativo? Clique aqui e fale conosco para mais informações. Pode contar com a LSX Consulting para um super treinamento!

Professor Luis Claudio Sampaio é responsável técnico e principal instrutor da LSX Consulting. Mestre em Administração de Empresas – Competitividade e Estratégia. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software com ênfase em UML.

Idealizador e CEO na LSX Consulting, empresa de software, consultoria e treinamentos que atua na região de Cascavel-PR.

Luis também é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Software e Negócios, além de ministrar treinamentos in company.

Possui larga experiência em gestão e melhoria de processos utilizando a abordagem BPM e amplo domínio em ferramentas como Excel e Power Bi.

Vamos interagir?

Você também pode gostar

Power BI traz novidades: apresente gráficos como tabelas

Este é um recurso superinteressante que permite visualizar as informações de gráficos detalhadamente em tabelas.

A novidade vem para transformar o Power BI Online, permitindo que seus relatórios em gráficos sejam apresentados facialmente em tabelas, assim facilitando na exportação e análise de dados conforme a necessidade.

E aí, quer conhecer mais sobre? Vem com a LSX Consulting que te mostramos o passo a passo!

Leia mais »
Power BI
Consultoria

Aprenda 10 fórmulas do Power BI

O Power BI, como um grande aliado da maximização de trabalho em menos tempo, facilita o dia a dia dos colaboradores e auxilia nos dados precisos empresariais ou até mesmo pessoais.

E aqui a LSX Consulting trouxe para você 10 fórmulas do Power BI que você precisa saber para se dar bem com a ferramenta.

Porém, antes de darmos continuidade ao assunto, você precisa conhecer um pouco mais sobre o qual é o conceito do Power Bi, certo? Então dá uma olhada aqui embaixo:

Leia mais »
Excel
Novidade

Criando a checkbox no Excel

No Excel não existe uma nativa checkbox como as comuns utilizadas nas programações, mas você sabia que é possível criar a sua própria caixa de seleção? Isso mesmo!

Para criar uma caixa de seleção dentro do Excel é fácil, basta usar o controle de formulários.

Vem conhecer mais!

Leia mais »