Blog

Treinamento Corporativo: tendências para 2023

Treinamento Corporativo

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

Profissionalmente, você já conhece a importância do treinamento corporativo dentro da sua empresa e os benefícios que esta prática incide para as equipes, aumentando resultados diretamente.

A inteligência emocional e criatividade estão em crescimento constante, desenvolver habilidades e competências de seus colaboradores faz parte do trabalho diário e o treinamento corporativo é um aliado do seu negócio.

Por isso separamos para você as mais novas tendências do Treinamento Corporativo em 2023 para você aplicar e consequentemente desenvolver colaboradores.

Continue lendo!

Como o treinamento corporativo pode ajudar na sua empresa

A produtividade e o crescimento de uma empresa andam juntos. Ao inserir os treinamentos corporativos dentro do seu negócio, é visto que os colaboradores irão executar suas tarefas de forma mais ágil e eficaz.

Com o treinamento, é possível que estes colaboradores aprendam a trabalhar com as ferramentas que estarão em contato no dia a dia, uma vez que nem sempre todo colaborador já trabalhou com alguma eventual ferramenta que a sua empresa usa na rotina corporativa. Com isso, você evita maiores erros, e os colaboradores passam a ficar mais confiantes com as realizações dos seus afazeres e no comportamento diante de novas soluções, expandindo novos horizontes nas rotinas.

O Workplace Learning Report do Linkedin, diz que pelo menos 75% dos colaboradores aceitam os cursos que são oferecidos por seus gestores.

4 tipos de treinamento corporativo tendências em 2023

Treinamento Corporativo: tendências para 2023 1

Microlearning

O microlearning já conquistou seu espaço há muito tempo dentro do treinamento corporativo, principalmente pela falta de tempo dos colaboradores para se dedicar horas em workshops.

O ensino realizado pelo microlearning é divido em várias partes, de forma prática e sem muitas delongas. Assim, o colaborador consegue se dedicar poucos minutos ou em intervalos do dia.

Realidade Virtual

A realidade virtual consegue simular diversas situações empresariais ou que o colaborador tem contato no seu dia a dia, além disso, pode ser uma aliada da motivação para aprender.

Por exemplo, imagine colocar virtualmente seus colaboradores em uma situação de treinamento corporativo com fins de aprendizagem, a prática com a realidade ajuda no desenvolvimento da habilidade em situações específicas.

Personalização/protagonismo do aprendizado

A necessidade de personalização e protagonismo do aprendizado vem tomando espaço dentro do treinamento corporativo, uma vez que é preciso manter o interesse do colaborador.

Por isso, é extremamente importante que a metodologia e conteúdo, o treinamento corporativo seja inserido de acordo com um perfil ou contexto do qual o seu colaborador esteja acostumado no dia a dia. Assim, mantendo o interesse e engajamento das aulas e dos conteúdos que estão sendo colocados em aprendizado e garantindo o absorvimento de todo o treinamento, consequentemente gerando resultados.

Blended learning

Conhecido no treinamento corporativo como b-learning, é um tópico diferente da técnica do treinamento, uma vez que o colaborador recebe uma formação à distância, mas com interação. 

Um método muito utilizado pelas empresas que optaram em manter equipes de colaboradores em home office.

Por exemplo, com o b-learning, é garantido a interação/dinâmica, mas também o treinamento remoto. Então discussões, avaliações, apresentações em grupo irão motivar os colaboradores que sozinhos não conseguem absorver todo o conteúdo e sempre manter a participação dos colaboradores.

Acompanhar o crescimento dos seus colaboradores e incentivá-los ao desenvolvimento pessoal, emocional, profissional é essencial para o próprio crescimento do colaborador, mas também para gerar resultados dentro da sua empresa, como uma equipe.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo WhatsApp!

Professor Luis Claudio Sampaio é responsável técnico e principal instrutor da LSX Consulting. Mestre em Administração de Empresas – Competitividade e Estratégia. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software com ênfase em UML.

Idealizador e CEO na LSX Consulting, empresa de software, consultoria e treinamentos que atua na região de Cascavel-PR.

Luis também é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Software e Negócios, além de ministrar treinamentos in company.

Possui larga experiência em gestão e melhoria de processos utilizando a abordagem BPM e amplo domínio em ferramentas como Excel e Power Bi.

Atualmente cursa MBA em Business Intelligence, onde busca ampliar conhecimentos nas áreas de Inteligência e Estratégia de Negócios.

Vamos interagir?

Você também pode gostar

Power BI traz novidades: apresente gráficos como tabelas

Este é um recurso superinteressante que permite visualizar as informações de gráficos detalhadamente em tabelas.

A novidade vem para transformar o Power BI Online, permitindo que seus relatórios em gráficos sejam apresentados facialmente em tabelas, assim facilitando na exportação e análise de dados conforme a necessidade.

E aí, quer conhecer mais sobre? Vem com a LSX Consulting que te mostramos o passo a passo!

Leia mais »
Power BI
Consultoria

Aprenda 10 fórmulas do Power BI

O Power BI, como um grande aliado da maximização de trabalho em menos tempo, facilita o dia a dia dos colaboradores e auxilia nos dados precisos empresariais ou até mesmo pessoais.

E aqui a LSX Consulting trouxe para você 10 fórmulas do Power BI que você precisa saber para se dar bem com a ferramenta.

Porém, antes de darmos continuidade ao assunto, você precisa conhecer um pouco mais sobre o qual é o conceito do Power Bi, certo? Então dá uma olhada aqui embaixo:

Leia mais »
Excel
Novidade

Criando a checkbox no Excel

No Excel não existe uma nativa checkbox como as comuns utilizadas nas programações, mas você sabia que é possível criar a sua própria caixa de seleção? Isso mesmo!

Para criar uma caixa de seleção dentro do Excel é fácil, basta usar o controle de formulários.

Vem conhecer mais!

Leia mais »