Blog

O que é e como utilizar a função PROCV no Excel

PROCV

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

O Excel é uma das ferramentas mais utilizadas dentro das empresas para gerência e organização de planilhas sobre os produtos, comércio, entre outros motivos.

Afinal, manter a organização sobre o que está acontecendo dentro da sua empresa auxilia a alcançar objetivos com precisão. Além disso, hoje o Excel já se tornou parte dos currículos e também é requisitado pelas empresas.

Hoje a LSX Consulting trouxe a fórmula PROCV para utilizar dentro da ferramenta do Excel… quer saber mais? Continue lendo!

Conheça o que é o Excel

O Excel é uma ótima ferramenta para edição de planilhas que pode ser utilizado em computadores com sistemas operacionais como o Windows, Android e iOS.

Com ele é possível fazer cálculos, montar gráficos e muitas outras construções matemáticas e comparativas dentro de seus campos e colunas.

Não só é utilizado por empresas, mas também por pessoas que pretendem organizar sua vida financeira, assim conseguindo ter um relatório de gastos dentro das planilhas.

Atualmente profissionais que possuem conhecimento avançado desta ferramenta são altamente valorizados no mercado de trabalho.

O que é a função PROCV?

A função PROCV é utilizada para localizar dados nas linhas de uma tabela ou um intervalo no banco de dados básicos.

Diante de uma coluna, ao utilizar o PROCV, este realiza a busca com base em um valor determinado, gerando resultado em todas as linhas onde esse determinado valor foi buscado.

A utilização de uma função como o PROCV auxilia e tem o poder de atrair os colaboradores pelo simples fato de conseguir todos os dados relacionados em poucos segundos, sendo muito mais eficiente para os seus negócios, já que otimiza o trabalho dos colaboradores e resulta na busca de maiores dados por dia.

Como utilizar a função PROCV

PROCV

Simples, fácil e rápida, a função PROCV tem como objetivo eliminar outros dados não significativos no momento de uma busca objetiva.

Portanto, para utilizar a função é muito fácil: acesse a célula a qual pretende fazer uma busca e digite:

PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [intervalo_pesquisa])

O PROCV utiliza quatro parâmetros de visualização, sendo:

  • Valor_procurado: o determinado valor que você deseja realizar a busca, informação obrigatória;
  • Matriz_tabela: informe o intervalo de células onde o PROCV realizará a busca pelo “valor_procurado” e também o valor de retorno, parâmetro obrigatório;
  • Núm_índice_coluna: este parâmetro deve conter o número da coluna em que a busca será realizada, inicializando em 1 para a coluna mais à esquerda da matriz-tabela, assim é possível encontrar o valor a ser retornado, parâmetro obrigatório;
  • Intervalo_procurado: este se trata de um parâmetro opcional, mas pode ser utilizado para o PROCV localizar uma correspondência exata ou aproximada.

Para entender melhor como é utilizada a função PROCV, crie uma nova tabela com um nome, por exemplo, “Produtos” e assim, insira alguns dados desse produto.

Após, realize uma outra tabela com um nome por exemplo, “Vendas” com 3 colunas.

Coluna 1: “Fatura” (guarda o código da venda)

Coluna 2: “Produto” (digite o cód. do produto)

Coluna 3: “Descrição” (coluna utilizada para inserir a fórmula que realizará a busca)

Na 3 coluna, “Descrição’, utilize a seguinte fórmula:

=PROCV($B2;Produtos!$A$2:$C$6;2;FALSO)

Em seguida, clique na coluna onde foi preenchido e arraste o cursor até a última linha, copiando a fórmula para a planilha.

A função PROCV tem como objetivo garantir que sempre que você realize uma busca com os códigos da primeira coluna “Produtos” no espaço de “Produto” da tabela de “Vendas” resulte na terceira coluna “Descrição” o preenchimento automático com o nome que corresponde ao código que você digitou/buscou.

Além disso, o PROCV é um ótimo aliado para realizar buscas de informações de uma tabela, descartando erros e duplicidade de dados, já que estes problemas são comuns no dia a dia de trabalho com planilhas, ainda mais quando as quantidades de dados/códigos continuam crescendo.

Quando você opta por utilizar ferramentas que auxiliam na otimização de tempo e precisão de dados, o PROCV no Excel ajuda na organização das quantidades de dados.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco!

Professor Luis Claudio Sampaio é responsável técnico e principal instrutor da LSX Consulting. Mestre em Administração de Empresas – Competitividade e Estratégia. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software com ênfase em UML.

Idealizador e CEO na LSX Consulting, empresa de software, consultoria e treinamentos que atua na região de Cascavel-PR.

Luis também é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Software e Negócios, além de ministrar treinamentos in company.

Possui larga experiência em gestão e melhoria de processos utilizando a abordagem BPM e amplo domínio em ferramentas como Excel e Power Bi.

Atualmente cursa MBA em Business Intelligence, onde busca ampliar conhecimentos nas áreas de Inteligência e Estratégia de Negócios.

Vamos interagir?

Você também pode gostar

Excel
Novidade

Criando a checkbox no Excel

No Excel não existe uma nativa checkbox como as comuns utilizadas nas programações, mas você sabia que é possível criar a sua própria caixa de seleção? Isso mesmo!

Para criar uma caixa de seleção dentro do Excel é fácil, basta usar o controle de formulários.

Vem conhecer mais!

Leia mais »
Power BI
Treinamento

Power BI e o Gráfico de Pareto

Você sabe o que é o Gráfico de Pareto e como cria-lo no Power BI? Se você buscou a LSX Consulting para entender mais como funciona a função, veio ao lugar certo!

O gráfico é muito interessante, afinal ele exibe todas as análises que você buscou além de apresentar os percentuais de cada informação, destacando os dados mais relevantes.

Vem ver!

Leia mais »
Excel
Treinamento

Excel: operações com data e suas fórmulas

Este é mais um conteúdo de Excel que você vai sair daqui craque para aplicar em suas planilhas.
É importante saber como calcular diferenças de dias entre datas e converter datas em textos, mas principalmente como utilizar as suas fórmulas para trabalhar com datas é essencial, assim aumentando a precisão e maximizar o seu trabalho!

Leia mais »