Blog

Power BI: dicas para obter melhores resultados em seus relatórios

relatório power bi

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O Power BI é uma ferramenta da Microsoft muito utilizada em empresas com o objetivo de otimizar dados que irão auxiliar muito na hora de tomar decisões.

Com ele é possível:

  • Armazenar e acessar uma grande quantidade de dados sem que o computador trave;
  • Localizar tendências de dados de forma fácil e rápida;
  • Garantir que os colaboradores possam acessar apenas dados relevantes (RLS);
  • Gerar uma visão de 360 graus com suas métricas mais importantes em um só lugar, atualizadas em tempo real.

Como utilizar o Power BI da melhor maneira na minha empresa?

De modo resumido, o Power BI reúne todas as fontes de dados por meio de aplicativos e conectores, estejam no computador ou em uma nuvem, e as transforma em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas, e nós já falamos aqui no blog da LSX Consulting sobre a importância de investir em treinamentos corporativos de Power BI na sua empresa.

Hoje nós trazemos algumas dicas de como utilizar o Power BI para obter melhores resultados em seus relatórios.

1. Explore os recursos de design do Power BI

Antes de começar a produzir um relatório no Power BI, dê uma explorada nos designs oferecidos pelo programa. Lá você vai encontrar diferentes tipos de gráficos e escolher o ideal para a apresentação que você está montando no momento.

Você pode optar por usar cores opostas para apresentar determinados dados e assim chamar mais atenção do público, por exemplo.

2. Pense em qual público você quer atingir com essa apresentação de Power BI

É muito importante perceber qual é o público-alvo que vai receber a apresentação de dados. Que tipo de pessoa ela é? Uma pessoa mais discreta? Uma pessoa que gosta mais de ouvir do que falar? Uma pessoa observadora?

Dessa forma vai ficar mais fácil de escolher não só os dados e métricas que serão apresentados, mas qual design de relatório vai prender a atenção dessa pessoa, além de também auxiliar na oratória no momento da demonstração das informações.

3. Dê mais atenção à fala do que para a demonstração do relatório do Power BI

Claro que apresentar os dados do relatório é muito importante em uma reunião, porém a forma como você vai apresentar esse relatório conta muito mais do que os gráficos apresentados.

Caprichar na oratória, manter o foco e contexto da fala, muitas vezes ajuda mais do que colocar os dados em uma tela.

Seu público precisa entender porque essas informações são importantes e porque medidas precisam ser tomadas a partir dela. O Power BI dá uma ajudinha extra neste caso, pois oferece algumas ferramentas como caixas de texto e dicas de recursos para maiores esclarecimentos de informações, fazer perguntas e até como criar chamadas para ações.

power bi

Se você quer aprender mais sobre Power BI e atingir melhores resultados com relatórios que precisam ser levados em conta para tomadas de decisões importantes, fale com a LSX Consulting.

Nós podemos ajudar o seu negócio a ter soluções mais assertivas e com isso gerar crescimento e competir com outras empresas do mercado.

Entre em contato – telefone | WhatsApp: 45 99949-5863

Professor Luis Claudio Sampaio é responsável técnico e principal instrutor da LSX Consulting. Mestre em Administração de Empresas – Competitividade e Estratégia. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software com ênfase em UML.

Idealizador e CEO na LSX Consulting, empresa de software, consultoria e treinamentos que atua na região de Cascavel-PR.

Luis também é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Software e Negócios, além de ministrar treinamentos in company.

Possui larga experiência em gestão e melhoria de processos utilizando a abordagem BPM e amplo domínio em ferramentas como Excel e Power Bi.

Atualmente cursa MBA em Business Intelligence, onde busca ampliar conhecimentos nas áreas de Inteligência e Estratégia de Negócios.

Vamos interagir?

Você também pode gostar