Blog

Power BI: função CONTAINSSTRING

CONTAINSSTRING

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

A função CONTAINSSTRING é utilizada dentro do Power BI como uso de filtro de texto.

É responsável por auxiliar na verificação da busca de palavras e frases dentro de uma tabela de dados.

A LSX Consulting te explica!

Power BI: todos os dados da sua empresa em um só lugar

Com o Power BI você pode ter uma visualização 360º da sua empresa, já que é possível criar análises de vários setores de uma vez só: atendimento ao cliente, vendas, pós-vendas, produção, financeiro e etc através dos dashboards.

Tudo isso de forma muito prática e rápida, uma vez que o Power BI possui uma interface bem intuitiva, com apenas alguns cliques os usuários já conseguem ter acesso às informações do programa. Além disso, o Power BI pode ser acessado de desktops ou celulares e tablets, podendo trazer dados com muita facilidade e de forma segura.

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é o Power BI, vamos conhecer sobre a função CONTAINSSTRING.

O que é a função CONTAINSSTRING?

CONTAINSSTRING

A função “CONTAINSSTRING” é uma função em linguagem DAX usada no Microsoft Power BI e em outras ferramentas de análise de dados.

Essa função tem como objetivo verificar se uma cadeia de caracteres (string) contém uma subcadeia (substring) especificada. Ela retorna um valor VERDADEIRO ou FALSO que indica se a subcadeia foi encontrada dentro da cadeia de caracteres.

Como a função CONTAINSSTRING é utilizada?

A função no Power BI é usada para verificar se uma cadeia de caracteres (string) contém uma subcadeia (substring) especificada.

A sintaxe da função é a seguinte:

CONTAINSSTRING(<cadeia>, <subcadeia>, [<cultura>])

Onde:

<cadeia>: a cadeia de caracteres a ser verificada;

<subcadeia>: a subcadeia a ser procurada dentro da <cadeia>;

[<cultura>]: um parâmetro opcional que especifica a cultura a ser usada na comparação. Se não for especificado, a cultura padrão do sistema será usada.

A função retorna um valor de VERDADEIRO ou FALSO que indica se a subcadeia foi encontrada dentro da cadeia de caracteres.

Exemplo:

Suponha que você tem uma tabela chamada “Produtos” com uma coluna “Nome do Produto”. Para verificar se o nome de um produto contém a subcadeia “câmera”, você pode usar a função “CONTAINSSTRING” da seguinte maneira:

=CONTAINSSTRING(Produtos[Nome do Produto], “câmera”)

A função retornará VERDADEIRO se o nome do produto contiver a subcadeia “câmera” e FALSO caso contrário.

Utilidade da ferramenta CONTAINSSTRING

A função pode ser útil em várias situações no Power BI.

Algumas delas são:

Pesquisa de subcadeias

É comum precisar pesquisar por uma subcadeia dentro de uma cadeia de caracteres em dados do Power BI, como nomes de produtos ou descrições de serviços. Nesses casos, a ferramenta pode ser usada para verificar se a subcadeia está presente na cadeia de caracteres.

Filtros de dados

A função pode ser usada para filtrar dados com base em uma subcadeia específica. Por exemplo, você pode usar a função para filtrar uma tabela de vendas e mostrar apenas os produtos que contêm a palavra “Smartphone” no nome.

Validação de entrada

Em alguns casos, você pode precisar verificar se uma cadeia de caracteres inserida pelo usuário contém uma subcadeia específica. A função pode ser usada para validar a entrada e garantir que ela atenda a determinados critérios.

Criação de cálculos condicionais:

A ferramenta pode ser usada em conjunto com outras funções condicionais do Power BI, como IF e SWITCH, para criar cálculos que dependem da presença ou ausência de uma subcadeia específica em uma cadeia de caracteres.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco no WhatsApp.

Professor Luis Claudio Sampaio é responsável técnico e principal instrutor da LSX Consulting. Mestre em Administração de Empresas – Competitividade e Estratégia. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software com ênfase em UML.

Idealizador e CEO na LSX Consulting, empresa de software, consultoria e treinamentos que atua na região de Cascavel-PR.

Luis também é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Software e Negócios, além de ministrar treinamentos in company.

Possui larga experiência em gestão e melhoria de processos utilizando a abordagem BPM e amplo domínio em ferramentas como Excel e Power Bi.

Vamos interagir?

Você também pode gostar

Excel
Novidade

Criando a checkbox no Excel

No Excel não existe uma nativa checkbox como as comuns utilizadas nas programações, mas você sabia que é possível criar a sua própria caixa de seleção? Isso mesmo!

Para criar uma caixa de seleção dentro do Excel é fácil, basta usar o controle de formulários.

Vem conhecer mais!

Leia mais »
Power BI
Treinamento

Power BI e o Gráfico de Pareto

Você sabe o que é o Gráfico de Pareto e como cria-lo no Power BI? Se você buscou a LSX Consulting para entender mais como funciona a função, veio ao lugar certo!

O gráfico é muito interessante, afinal ele exibe todas as análises que você buscou além de apresentar os percentuais de cada informação, destacando os dados mais relevantes.

Vem ver!

Leia mais »
Excel
Treinamento

Excel: operações com data e suas fórmulas

Este é mais um conteúdo de Excel que você vai sair daqui craque para aplicar em suas planilhas.
É importante saber como calcular diferenças de dias entre datas e converter datas em textos, mas principalmente como utilizar as suas fórmulas para trabalhar com datas é essencial, assim aumentando a precisão e maximizar o seu trabalho!

Leia mais »