Blog

Novidades do Excel: quebrarlins e quebrarcols

Excel

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

Se tem uma novidade que vem para nos auxiliar dentro do Excel, a LSX Consulting vem preparada para te repassar o passo a passo, facilitando o seu dia a dia.

E aí, vamos conhecer sobre Quebrarlins e Quebrarcols?

Conheça o que é o Excel

O Excel é uma ótima ferramenta para edição de planilhas que pode ser utilizado em computadores com sistemas operacionais como o Windows, Android e iOS.

Com ele é possível fazer cálculos, montar gráficos e muitas outras construções matemáticas e comparativas dentro de seus campos e colunas.

Não só é utilizado por empresas, mas também por pessoas que pretendem organizar sua vida financeira, assim conseguindo ter um relatório de gastos dentro das planilhas.

Atualmente profissionais que possuem conhecimento avançado desta ferramenta são altamente valorizados no mercado de trabalho.

Mas afinal, o que é quebrarlins e quebrarcols?

Excel

Com essas ferramentas você tem a possibilidade modificar colunas e linhas em matriz.

Veja:

  • Quebrarlins: utilizada para quebrar/transformar suas informações de uma coluna, em linhas;
  • Quebrarcols: utilizada para organizar suas informações em colunas.

“Quebrar linhas” e “quebrar colunas” no Excel referem-se a dividir uma célula em várias linhas ou colunas para que o conteúdo possa ser exibido de forma mais clara e organizada.

Para quebrar linhas em uma célula do Excel:

Selecione a célula ou o intervalo de células que deseja dividir em várias linhas.

Clique na guia “Página Inicial” na barra de ferramentas e depois no botão “Quebra de texto” no grupo “Alinhamento”. Isso fará com que o conteúdo da célula seja dividido em várias linhas, de acordo com o tamanho da célula e o tamanho do conteúdo.

Para quebrar colunas em uma célula do Excel

Selecione a célula ou o intervalo de células que deseja dividir em várias colunas.

Clique na guia “Layout da Página” na barra de ferramentas e depois no botão “Mesclar e Centralizar” no grupo “Alinhamento”.

Clique novamente no botão “Mesclar e Centralizar” para desfazer a mesclagem da célula.

Selecione a célula ou o intervalo de células que você deseja dividir em várias colunas novamente.

Clique na guia “Layout da Página” na barra de ferramentas e depois no botão “Quebrar Texto Automaticamente” no grupo “Alinhamento”. Isso fará com que o conteúdo da célula seja dividido em várias colunas, de acordo com o tamanho da célula e o tamanho do conteúdo.

Tratamento de erro

É um processo importante para lidar com erros que possam ocorrer ao usar a função “Quebrar Linhas” e “Quebrar Colunas” no Excel.

Se, por exemplo, você tentar usar a função “Quebrar Linhas” em uma célula que já contém texto em várias linhas, a função não terá nenhum efeito e pode até mesmo distorcer a formatação da célula. Nesse caso, é importante selecionar as células corretas antes de aplicar a função “Quebrar Linhas”.

Da mesma forma, se você tentar usar a função “Quebrar Colunas” em uma célula que já está mesclada com outras células, a função também pode ter efeitos indesejados. Portanto, antes de aplicar a função “Quebrar Colunas”, verifique se a célula que você selecionou não está mesclada com outras células.

Caso ocorra algum erro, é possível desfazer a ação usando o comando “Desfazer” (Ctrl+Z) ou restaurar a célula para o seu estado original. Para isso, basta selecionar a célula afetada, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Formatar Células”. Na janela que aparece, clique na guia “Alinhamento” e, em seguida, desmarque as opções “Mesclar Células” ou “Quebrar Texto Automaticamente”, dependendo do caso.

Além disso, é importante manter um backup de seus dados em caso de erros e sempre verificar se as informações foram devidamente atualizadas após a utilização das funções “Quebrar Linhas” e “Quebrar Colunas”.

Siga os passos a passos e realize quebra de colunas e quebra de linhas de forma simples, rápida e fácil.

Se ficou com dúvidas, entre em contato com a LSX!

WhatsApp.

Professor Luis Claudio Sampaio é responsável técnico e principal instrutor da LSX Consulting. Mestre em Administração de Empresas – Competitividade e Estratégia. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software com ênfase em UML.

Idealizador e CEO na LSX Consulting, empresa de software, consultoria e treinamentos que atua na região de Cascavel-PR.

Luis também é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Software e Negócios, além de ministrar treinamentos in company.

Possui larga experiência em gestão e melhoria de processos utilizando a abordagem BPM e amplo domínio em ferramentas como Excel e Power Bi.

Vamos interagir?

Você também pode gostar

Power BI
Consultoria

Aprenda 10 fórmulas do Power BI

O Power BI, como um grande aliado da maximização de trabalho em menos tempo, facilita o dia a dia dos colaboradores e auxilia nos dados precisos empresariais ou até mesmo pessoais.

E aqui a LSX Consulting trouxe para você 10 fórmulas do Power BI que você precisa saber para se dar bem com a ferramenta.

Porém, antes de darmos continuidade ao assunto, você precisa conhecer um pouco mais sobre o qual é o conceito do Power Bi, certo? Então dá uma olhada aqui embaixo:

Leia mais »
Excel
Novidade

Criando a checkbox no Excel

No Excel não existe uma nativa checkbox como as comuns utilizadas nas programações, mas você sabia que é possível criar a sua própria caixa de seleção? Isso mesmo!

Para criar uma caixa de seleção dentro do Excel é fácil, basta usar o controle de formulários.

Vem conhecer mais!

Leia mais »
Power BI
Treinamento

Power BI e o Gráfico de Pareto

Você sabe o que é o Gráfico de Pareto e como cria-lo no Power BI? Se você buscou a LSX Consulting para entender mais como funciona a função, veio ao lugar certo!

O gráfico é muito interessante, afinal ele exibe todas as análises que você buscou além de apresentar os percentuais de cada informação, destacando os dados mais relevantes.

Vem ver!

Leia mais »