Blog

O que é Business Intelligence e como ele pode fazer diferença na sua empresa

business intelligence

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Com certeza você lembra do tempo em que as decisões eram tomadas baseadas em intuição dentro de empresas. E, por incrível que pareça, algumas ainda usam o achismo para essas tomadas decisões, como lançar um novo produto no mercado, por exemplo.

Pois bem, saiba que estratégias fundamentadas em cima do “eu acho que dá certo” não decolam de forma alguma, muito pelo contrário, às vezes elas afundam – não só a estratégia sozinha, mas uma companhia inteira.

Está na hora de conhecer o Business Intelligence e como isso irá te ajudar a tomar decisões mais consistentes.

O que é Business Intelligence?

Você pode tomar decisões mais certeiras e saber se certas estratégias estão tendo resultados com o Business Intelligence (BI).

O Business Intelligence nada mais é do que um termo utilizado para o conjunto de processos que envolvem coleta de dados, organização, análise, ação e monitoramento para entregar a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.

Nele se utiliza tecnologia para ter uma visão mais ampla da empresa e assim se tomar decisões mais adequadas.

Como a tecnologia está aliada ao Business Intelligence?

Para você poder coletar, analisar e entregar dados é preciso de ferramentas que possam fazer isso por você e otimize os resultados, afinal, não vai dar tempo de contar todos os produtos no estoque para levar o resultado para seu gestor até amanhã de manhã.

O que é Business Intelligence e como ele pode fazer diferença na sua empresa 1

Existem alguns softwares que fazem isso por você no mercado, e o Power BI da Microsoft é uma das soluções que vale muito a pena implementar na sua empresa.

Com ele, é possível não só reunir todas essas informações em um só ambiente, mas também compartilhar dashboards, relatórios e insights de forma muito clara e objetiva, além de criar um conjunto de dados que vai permitir realizar análise de dados em tempo real sobre movimentação de entradas e saídas de produtos, por exemplo.

O Power BI vai contribuir muito para a sua vida, seja você um profissional de vendas ou gestor de equipes. O programa vai ajudar na economia de tempo no dia a dia das suas tarefas, pois é uma ferramenta versátil que auxiliará a fazer análises, gerar visualizações e criar os relatórios que irão atender as suas necessidades.

E o melhor de tudo: é gratuito!

Quais profissionais podem trabalhar com Business Intelligence?

Dentro de uma empresa, qualquer profissional pode estar qualificado para trabalhar com o Business Intelligence, mas destacamos aqueles que gerenciam os setores, já que são eles que irão coletar e analisar os dados de produção do seu departamento.

É muito importante ressaltar que quem trabalha com Business Intelligence deve estar treinado para enxergar além, pois é dessa maneira que nascem as melhores soluções.

Por que devo investir no Business Intelligence na minha empresa?

Muitos são os benefícios do Business Intelligence para uma empresa, como a otimização de processos, como já citamos anteriormente.

Outros benefícios são:

– Identificar custos sobressalentes;

– Descobrir oportunidades de negócios;

– Ter relatórios acessíveis de dados;

– Criar reações rápidas às demandas do mercado;

– Gestão eficiente de informações;

– Reconhecimento de falhas.

Como aplicar Business Intelligence na minha empresa?

Para aplicar o Business Intelligence é preciso que seus colaboradores estejam dispostos a buscar a fundo e encontrar as melhores soluções, além de observar também os dados que não estão na superfície.

Para se livrar do achismo e acertar nas tomadas de decisões na sua empresa, você pode contar com a LSX Consulting.

Nosso treinamento corporativo voltado para o Power BI não só ensina seus colaboradores as funções da ferramenta, mas também levam o aprendizado acerca do Business Intelligence, desenvolvendo novas práticas para encontrar soluções para seu negócio.

Fale com a gente!

Professor Luis Claudio Sampaio é responsável técnico e principal instrutor da LSX Consulting. Mestre em Administração de Empresas – Competitividade e Estratégia. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software com ênfase em UML.

Idealizador e CEO na LSX Consulting, empresa de software, consultoria e treinamentos que atua na região de Cascavel-PR.

Luis também é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Software e Negócios, além de ministrar treinamentos in company.

Possui larga experiência em gestão e melhoria de processos utilizando a abordagem BPM e amplo domínio em ferramentas como Excel e Power Bi.

Atualmente cursa MBA em Business Intelligence, onde busca ampliar conhecimentos nas áreas de Inteligência e Estratégia de Negócios.

Vamos interagir?

Você também pode gostar