Blog

Na pandemia, empresas investem em treinamento corporativo digital

treinamento corporativo digital

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Com a disseminação do coronavírus, muitas empresas buscaram se reinventar durante a pandemia e para isso investiram em treinamento corporativo com o objetivo de focar na real necessidade dos colaboradores.

Veja como você pode investir em treinamentos corporativos para sua equipe sem gastar muito e ainda ganhar em produtividade.

Treinamento corporativo remoto e o boom do mundo digital

A pandemia do coronavírus praticamente obrigou as empresas a repensarem e atualizarem a forma de trabalhar e foi preciso agregar o online na rotina empresarial.

Isso levou ao “boom” digital, que cresceu muito durante o novo cenário que estamos vivendo atualmente. Com os colaboradores em casa, foi preciso levar para dentro da casa deles o mesmo engajamento em equipe que eles tinham no modo off-line.

Para isso, empresários buscaram implementar o treinamento corporativo remoto não só para engajar a equipe, mas também para desenvolver competências em quem não estava tão acostumado a trabalhar utilizando um computador.

Pandemia acelerou a tendência do treinamento corporativo digital

Se muitas empresas ainda estavam esperando o momento certo para começar a investir em treinamentos corporativos, a pandemia não só chegou como um momento, mas também acelerou o processo.

De acordo com uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Administração (FIA), de 2012 para 2018 o crescimento do treinamento corporativo a distância saltou de 33% para 89%.

Ainda não temos uma pesquisa mais recente sobre o assunto, mas podemos afirmar com certeza que entre 2020 e 2021, o salto foi de, no mínimo, 98%.

O treinamento corporativo auxiliou na produtividade de quem estava em home office

treinamento corporativo digital-homeoffice

O cenário de pandemia já é desanimador por si só e deixar os colaboradores trabalhando em home office contribuiu muito para que as pessoas se sentissem abatidas na hora de cumprir sua rotina de empresa, agora em casa.

Para combater esse episódio, o treinamento corporativo veio para motivar os colaboradores, desenvolvendo suas competências e mantendo-os atualizados e capacitados.

Essa estratégia foi excelente e completamente vantajosa tanto para quem estava trabalhando em casa, quanto para a empresa, uma vez que colaboradores mais motivados entregam melhores resultados.

Treinamento corporativo durante a pandemia também criou vantagens competitivas

De forma bem básica, vamos comparar uma empresa que levou seus funcionários para trabalhar em casa em meio a uma pandemia e eles continuaram a fazer suas tarefas de rotina fora do escritório e sem a presença física de seus colegas.

Agora temos o exemplo de outra empresa em que os colaboradores estão em home office, mas estão em contato direto com seus colegas de equipe durante treinamentos, estão desenvolvendo suas habilidades e em constante aprendizado, além de poderem tirar suas dúvidas sobre um programa que precisam utilizar para concluírem seus deveres.

Qual das empresas você acha que levou vantagem na hora de apresentar uma solução de um eventual problema?

A segunda empresa citada continuou com sua equipe engajada, além disso, também estimulou a criatividade de seus colaboradores por meio do treinamento corporativo, tendo a solução de um problema de forma muito mais ágil se comparada à primeira empresa.

É aquela famosa frase “enquanto você está indo, eu já estou voltando”.

Quem você quer ser nesse exemplo? A primeira ou a segunda empresa?

Adotar o treinamento corporativo de forma digital ajuda as empresas a se posicionarem no mercado, construindo colaboradores habilidosos, criativos e que entendem do assunto que estão prestes a tratar com o cliente, assim criando maiores vantagens competitivas.

Aliar a educação corporativa com a tecnologia digital irá agregar ótimos resultados para a empresa, por isso, pense como você tem desenvolvido seus colaboradores. Você tem disponibilizado cursos para aprimorar suas habilidades? Você tem mantido seus colaboradores atualizados e capacitados? Como você tem engajado sua equipe para apresentar melhores estratégias?

Depois, conte para nós suas respostas nos comentários!

Professor Luis Claudio Sampaio é responsável técnico e principal instrutor da LSX Consulting. Mestre em Administração de Empresas – Competitividade e Estratégia. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software com ênfase em UML.

Idealizador e CEO na LSX Consulting, empresa de software, consultoria e treinamentos que atua na região de Cascavel-PR.

Luis também é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Software e Negócios, além de ministrar treinamentos in company.

Possui larga experiência em gestão e melhoria de processos utilizando a abordagem BPM e amplo domínio em ferramentas como Excel e Power Bi.

Atualmente cursa MBA em Business Intelligence, onde busca ampliar conhecimentos nas áreas de Inteligência e Estratégia de Negócios.

Vamos interagir?

Você também pode gostar

Publicado por

O que você está procurando?

Siga nossas redes sociais

Categorias do blog