Blog

Como utilizar o Excel para otimizar processos na sua empresa

excel para empresas

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

Nós já falamos e voltamos a repetir que o Excel é fundamental para empresas.

Mas por quê?

O conhecimento mais aprofundado permite que o colaborador possa explorar todas as funcionalidades do Excel. Com esse domínio, realizar cálculos complexos ficará mais fácil diante da rotina.

Excel otimiza processos e eleva a produtividade de seus colaboradores

O que pretendemos com o Excel é elevar a produtividade da empresa, de forma que os colaboradores não percam tempo buscando por dados de clientes, mas sim focando a sua atenção no que realmente interessa – em aumentar as vendas, por exemplo.

Neste caso, o Excel ajuda o usuário a filtrar informações, levando o fácil acesso aos dados necessários naquela hora específica, o que deixa o trabalho muito mais ágil.

dicas de excel para empresas

Outro ponto positivo é que Excel permite que a sua empresa vá além do auxílio aos colaboradores. Com ele, dá para montar uma estrutura organizacional – organogramas – dentro da sua empresa, com isso, você poderá perceber onde estão as possíveis falhas na estrutura de colaboradores e entender a função necessária para cada setor dentro da organização.  

Venha aprender como otimizar os processos da sua empresa com o Excel

Hoje a LSX Consulting traz dicas para você aliar essa grande ferramenta que é o Excel no trabalho com a sua equipe e assim otimizar os processos dentro da empresa e ganhar tempo em produtividade.

1 – Utilize atalhos do Excel para mais agilidade

Atalho, como seu próprio nome diz, é um caminho mais curto para uma ação. Neste caso, utilizar os atalhos do Excel vão facilitar muito o dia a dia de quem lida com esse programa.

Anote em um papel para você não esquecer os principais atalhos de comandos de Excel:

  • Tecla Tab: move a seleção da célula para a esquerda
  • Ctrl+L: abre a opção de Localizar e Substituir
  • Ctrl+g (ou f5): abre a caixa de “Ir para”
  • Ctrl+Home: move a seleção da célula para o início da planilha

2 – Utilize o filtro para encontrar informações mais específicas em planilhas de Excel

Uma planilha de Excel pode trazer muitos dados que podem deixar os colaboradores perdidos na hora procurar uma informação específica. Utilizar o filtro de pesquisa vai ser muito útil para isolar os dados que você deseja procurar naquele momento.

dica de excel

Além disso, você ainda tem a possibilidade de criar um filtro para organizar colunas de dados em ordem alfabética e muito mais. Mas isso é um assunto que vamos abordar em um próximo post.

3 – Gráficos do Excel ajudam a visualizar dados de forma mais fácil

Na hora de apresentar dados para seu superior, use e abuse dos gráficos do Excel!

Com eles é possível ilustrar os dados de maneira que chame a atenção do telespectador e seja mais fácil de visualizar os resultados que você quer transmitir de uma campanha de vendas, por exemplo.

O Excel possui diversas funcionalidades que se tornam um braço direito das equipes que precisam fazer cálculos ou até mesmo armazenas dados comuns, como telefone de fornecedores, de forma prática.

Se você quer otimizar o trabalho em equipe na sua empresa, fale com a LSX Consulting. Gostamos sempre de frisar que tempo é dinheiro! Por isso, criar novas estratégias de trabalhar dentro da sua empresa vai trazer os grandes resultados que você está buscando há tempos!

Professor Luis Claudio Sampaio é responsável técnico e principal instrutor da LSX Consulting. Mestre em Administração de Empresas – Competitividade e Estratégia. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software com ênfase em UML.

Idealizador e CEO na LSX Consulting, empresa especializada em treinamentos corporativos e consultoria que atua em parceria com o SESCOOP/PR.

Luis também é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Software e Negócios, além de ministrar treinamentos in company.

Possui larga experiência em gestão e melhoria de processos utilizando a abordagem BPM e amplo domínio em ferramentas como Excel e Power Bi.

Atualmente cursa MBA em Business Intelligence, onde busca ampliar conhecimentos nas áreas de Inteligência e Estratégia de Negócios.

Vamos interagir?

Você também pode gostar

Power BI
Consultoria

Aprenda 10 fórmulas do Power BI

O Power BI, como um grande aliado da maximização de trabalho em menos tempo, facilita o dia a dia dos colaboradores e auxilia nos dados precisos empresariais ou até mesmo pessoais.

E aqui a LSX Consulting trouxe para você 10 fórmulas do Power BI que você precisa saber para se dar bem com a ferramenta.

Porém, antes de darmos continuidade ao assunto, você precisa conhecer um pouco mais sobre o qual é o conceito do Power Bi, certo? Então dá uma olhada aqui embaixo:

Leia mais »
Excel
Novidade

Criando a checkbox no Excel

No Excel não existe uma nativa checkbox como as comuns utilizadas nas programações, mas você sabia que é possível criar a sua própria caixa de seleção? Isso mesmo!

Para criar uma caixa de seleção dentro do Excel é fácil, basta usar o controle de formulários.

Vem conhecer mais!

Leia mais »
Power BI
Treinamento

Power BI e o Gráfico de Pareto

Você sabe o que é o Gráfico de Pareto e como cria-lo no Power BI? Se você buscou a LSX Consulting para entender mais como funciona a função, veio ao lugar certo!

O gráfico é muito interessante, afinal ele exibe todas as análises que você buscou além de apresentar os percentuais de cada informação, destacando os dados mais relevantes.

Vem ver!

Leia mais »