Blog

Conheça como o RPA e a Indústria 4.0 vão expandir a sua empresa

Indústria 4.0

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Você conhece ou já teve contato com Indústria 4.0 e RPA?

São inovações da tecnologia introduzidas em ambientes de trabalhos para otimizar ou automatizar alguns processos.

Continue lendo para conhecer!

O que é RPA? E quais benefícios ele pode levar para sua empresa?

É a automatização de processos robóticos desenvolvida otimizar tempo em ambientes de trabalho, ou seja, o que antes era feito por humanos, os processos rotineiros de uma empresa podem ser feitos por um robô.

Utilizado normalmente para aumentar, em determinadas tarefas, o volume da produção, já que são mais rápidos e eficientes do que a forma manual do trabalho humano.

Agora quando essas determinadas tarefas ocorriam grandes erros, agora são comandadas pela configuração desse software.

Aos colaboradores que foram retirados da função que agora o robô ocupa, podem ser realocados para outras áreas da empresa, outro trabalho.

Veja os benefícios RPA para a empresa

Por meio da RPA, são executados padrões de tarefas. Aquelas tarefas que demandavam muito tempo para serem feitas, agora são rápidas. Como por exemplo: rotina de conferência, o robô que substituiu a mão de obra humana pode triplicar a verificação de códigos de barras dos produtos no sistema, basta apenas configurar a RPA para realizar a ação.

  • Economia:

A empresa que normalmente utiliza a mão de obra humana, que é mais cara, pode ter um custo consideravelmente baixo após a aquisição do RPA, totalizando entre 25% a 50% de redução nos custos da empresa.

  • Eficiência:

Ao inserir o RPA dentro da empresa, qualquer tarefa que você determine para que ele faça, aumentará a produção e precisão daquela atividade.

O diferencial entre a mão de obra humana e o RPA, é que o robô pode trabalhar até 24hrs por dia ininterruptas, durante toda a semana e não necessita de pagamentos de horas/benefícios extras.

Além da competência para executar as determinadas tarefas de forma segura e sempre correta, evitando erros e falhas.

  • Análises:

Como o RPA consegue captar análises de forma mais específica, a empresa consegue ter dados que antes não teria como obter e isso pode ajudar com a melhora de processos.

Ainda, a empresa consegue economizar nos recursos que antes havia que pagar mais caro e usá-los para investir em outros ganhos maiores.  Os colaboradores que antes faziam parte das tarefas determinadas como repetitivas, ao ser realocado, pode contribuir com outra parte do seu trabalho para a empresa, como pensamentos mais estratégicos ou críticos.

É importante frisar, que antes da empresa realizar o processo de inserção da Indústria 4.0 e o RPA, deve fazer um plano de necessidade, para identificar o que e quais processos seriam beneficiados.

Características da Indústria 4.0

Indústria 4.0
Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é tratada como uma quarta revolução industrial, pela inserção dos computadores em ambientes de trabalho e a facilidade de se conectar um com outro. Assim, pode acontecer o início das fábricas inteligentes, com auxílio do RPA. Por conta das máquinas de inteligência artificial serem mais experientes e eficientes, conseguem coletar uma base de dados maiores e isso no final ajuda na empresa para discernir qual lucro está sendo maior/menor, eliminando desperdícios.

Toda essa base de conexão que a internet e os computadores possuem com um software capaz de substituir maiores despesas resulta na indústria 4.0

Veja abaixo quais são os avanços da Indústria 4.0

Como é uma Indústria que já cresceu muito no meio da sociedade, vem tendo diversos avanços no meio do mundo tecnológico, como:

  1. Cobots: a robótica que consegue interagir fisicamente com humanos;
  2. Big data: transformação de dados em informação. Com ele é possível adquirir uma quantidade extrema de dados que são importantes para a gestão do seu negócio e ajudar nas estratégias da sua empresa;
  3. Realidade virtual: são realidades virtuais aumentadas, tecnologias que copiam o mundo real utilizando a ciência de computação, a fim de enriquecer as experiências visuais.
  4. Internet das coisas: milhões de dispositivos interconectados;
  5. Impressão 3D e 4D: você com certeza já teve contato ou viu uma impressão 3D/4D, com elas você pode ter um protótipo do que quer imprimir (diversos produtos), e essa impressão do produto vai ser rápida e prática.

E por que esses avanços são importantes para uma empresa?

  1. Otimização do tempo;
  2. Aquisição de dados em tempo real, além de uma cadeia de suprimentos reais que melhoram a gestão do seu negócio;
  3. Capacidade de operar por horas e dias, dando continuidade aos negócios;
  4. IoT e Monitoramento em tempo real proporcionam maior qualidade;
  5. Sustentabilidade e melhores condições de trabalhos.

Você pode encontrar alguns desafios no meio do caminho com a Indústria 4.0, uma vez que requer um conhecimento maior dos meios digitais.

Mas o RPA junto com a Indústria 4.0 traz uma melhore significativa para dentro de uma empresa, podendo melhorar as condições de dados e produtos, aumento da produção, diminuição de custos. No final traz maiores benefícios que desafios.

Vamos investir na Indústria 4.0 e com isso ganhar em crescimento para sua empresa?!

A LSX Consulting está à disposição para te auxiliar a qualquer momento levando cada vez mais resultados para sua empresa. Fale conosco!

Vamos interagir?

Você também pode gostar

Publicado por

O que você está procurando?

Siga nossas redes sociais

Categorias do blog