Blog

Treinamento Corporativo: 6 principais conceitos para 2022

treinamento corporativo

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

2022 já começou! E com isso devemos estar atentos às novas tendências para dar seguimento ao ano corporativo e assim também se preparar para as modalidades que podem ajudar no crescimento da sua empresa.

Pensando nisso, a LSX Consulting separou para você os 6 melhores conceitos do treinamento corporativo que estarão em alta para este ano, para sua empresa crescer junto com a equipe!

Continue lendo!

Como o treinamento corporativo pode ajudar na sua empresa

treinamento corporativo

A produtividade e o crescimento de uma empresa andam juntos. Ao inserir os treinamentos corporativos dentro do seu negócio, é visto que os colaboradores irão executar suas tarefas de forma mais ágil e eficaz.

Com o treinamento, é possível que estes colaboradores aprendam a trabalhar com as ferramentas que estarão em contato no dia a dia, uma vez que nem sempre todo colaborador já trabalhou com alguma eventual ferramenta que a sua empresa usa na rotina corporativa. Com isso, você evita maiores erros, e os colaboradores passam a ficar mais confiantes com as realizações dos seus afazeres e no comportamento diante de novas soluções, expandindo novos horizontes nas rotinas.

O Workplace Learning Report do Linkedin, dizque pelo menos 75% dos colaboradores aceitam os cursos que são oferecidos por seus gestores.

6 principais conceitos do treinamento corporativo para sua empresa em 2022

1. Lifelong Learning

Este conceito é baseado em 4 pilares: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

Conforme os conselhos internacionais (UNESCO, OECD e o Conselho Europeu), a forma em que este aprendizado é aplicado estimula o colaborador com seu desenvolvimento profissional, pois utiliza uma aprendizagem contínua, nunca deixando o colaborador de fora dos seus objetivos já que estará em constante evolução de seus objetivos.

2. Foco nos colaboradores (Employee Centric)

A empresa que coloca os seus funcionários em destaque, acaba criando um ambiente de trabalho mais incentivador, proporcionando maiores oportunidades a seus colaboradores.

Mostre que você se importa com seu colaborador e que principalmente, valoriza o trabalho que ele presta para sua empresa.

3. Promover aos colaboradores seus níveis de domínio (Upskilling)

A ideia é manter ao seu colaborador, nas habilidades em que ele demonstrou ter domínio, crescimento. Para que este esteja se desenvolvendo fortemente em novos conhecimentos do domínio. Assim as suas habilidades estarão em constante evolução, o que cria um ambiente de mudança dentro da sua empresa.

4. Incentivo ao colaborador (Reskilling)

Para o seu colaborador estar em constante evolução dentro da empresa, é importante que ele se adapte a novas funções e conceitos.

Principalmente acompanhar as tecnologias, as vezes um colaborador precisa se requalificar, pois não tem muito conhecimento e no nosso dia a dia, trabalhamos direto com a mesma.

Conforme os dados do World Economic Forum, pelo menos 50% de funcionários necessitam se adequar a novas funções até 2025 e 75% das novas informações adquiridas no período de trabalho, são esquecidas em até 6 dias.

5. Programa de treinamento personalizado (Hyper-personalization)

Hoje, os colaboradores preferem escolher em qual treinamento desejam estar dedicados à sua área ou como no upskilling citado acima.

De acordo com o Linkedin, em 2020 e 2021, os colaboradores optaram por escolher de que forma será o seu treinamento e em qual área.

Portanto, é importante que você tenha contato com seus colaboradores, oferecendo o treinamento corporativo de acordo com as áreas em que estes têm proximidade. Assim, o seu colaborador consegue trazer para dentro da empresa mais conhecimento sobre tal área exigida e prestada para sua empresa, sempre em constante evolução de estudos, sua empresa não ficará para trás.

6. Se preocupar com a saúde mental de seus colaboradores (Wellbeing)

Nos últimos anos, a saúde mental vem ganhando espaço em locais de trabalhos, é muito importante demonstrar que está pensando no bem-estar do seu colaborador.

Crie um ambiente em que o colaborador consiga se sentir seguro e que tem apoio, por isso é excelente a inserção dos treinamentos corporativos dentro de empresas, uma vez que ajuda ao colaborador identificar quais são as condições comuns de seus trabalhos e também a reconhecer se está tudo bem com a sua saúde mental, ou até com seus colegas. Os sintomas mais comuns são: estresse; ansiedade e depressão.

Talvez este seja o tópico mais importante, pois devemos cuidar da saúde mental de todos. Inclusive daqueles que trabalham conosco e nos oferecem os melhores trabalhos, ajudando nossa empresa a crescer em conjunto. Os treinamentos corporativos conseguem ajudar o colaborador a ter incentivo, crescimento e desenvolvimento.

Foque nos objetivos que sua empresa precisa, ajude e incentive os seus colaboradores a ter crescimento em eventuais áreas e dos seus próprios trabalhos, incentive o seu colaborador a crescer, insira o treinamento corporativo!

Entre em contato conosco pelo WhatsApp (45) 99949-5863 e ajude seus colaboradores em suas educações contínuas e nas suas buscas pelo crescimento profissional/pessoal.

Vamos interagir?

Você também pode gostar

Excel
Novidade

Criando a checkbox no Excel

No Excel não existe uma nativa checkbox como as comuns utilizadas nas programações, mas você sabia que é possível criar a sua própria caixa de seleção? Isso mesmo!

Para criar uma caixa de seleção dentro do Excel é fácil, basta usar o controle de formulários.

Vem conhecer mais!

Leia mais »
Power BI
Treinamento

Power BI e o Gráfico de Pareto

Você sabe o que é o Gráfico de Pareto e como cria-lo no Power BI? Se você buscou a LSX Consulting para entender mais como funciona a função, veio ao lugar certo!

O gráfico é muito interessante, afinal ele exibe todas as análises que você buscou além de apresentar os percentuais de cada informação, destacando os dados mais relevantes.

Vem ver!

Leia mais »
Excel
Treinamento

Excel: operações com data e suas fórmulas

Este é mais um conteúdo de Excel que você vai sair daqui craque para aplicar em suas planilhas.
É importante saber como calcular diferenças de dias entre datas e converter datas em textos, mas principalmente como utilizar as suas fórmulas para trabalhar com datas é essencial, assim aumentando a precisão e maximizar o seu trabalho!

Leia mais »