Blog

Treinamento Corporativo: Confira 5 tipos de treinamento para empresas

treinamento corporativo

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

No Brasil, já é considerado comum a inserção no orçamento anual de uma empresa, o valor de contratação dos serviços de treinamentos corporativos, devido aos benefícios e otimização de trabalho e tempo que este pode oferecer.

O treinamento corporativo dentro das empresas traz muita autonomia aos colaboradores, para realizarem o seu trabalho de acordo com o que lhe é pedido, ou seja, sustentando ativamente a evolução do seu trabalho.

Quer entender mais sobre o assunto? Vem com a LSX Consulting, continue lendo!

Como o treinamento corporativo pode ajudar na sua empresa

A produtividade e o crescimento de uma empresa andam juntos. Ao inserir os treinamentos corporativos dentro do seu negócio, é visto que os colaboradores irão executar suas tarefas de forma mais ágil e eficaz.

Com o treinamento, é possível que estes colaboradores aprendam a trabalhar com as ferramentas que estarão em contato no dia a dia, uma vez que nem sempre todo colaborador já trabalhou com alguma eventual ferramenta que a sua empresa usa na rotina corporativa. Com isso, você evita maiores erros, e os colaboradores passam a ficar mais confiantes com as realizações dos seus afazeres e no comportamento diante de novas soluções, expandindo novos horizontes nas rotinas.

O Workplace Learning Report do Linkedin, diz que pelo menos 75% dos colaboradores aceitam os cursos que são oferecidos por seus gestores.

5 tipos de treinamentos corporativo para empresas

Treinamento Corporativo: Confira 5 tipos de treinamento para empresas 1
  • Integração Corporativa (onboarding)

O primeiro treinamento que um colaborador tem contato, com toda certeza, é a integração corporativa, já que este é desenvolvido para todo aquele colaborador que inseriu a pouco tempo no time da sua empresa.

É necessário inserir o treinamento corporativo ao novo colaborador para que ele entenda a dinâmica, normas e organização que o meio colaborativo utiliza para realização dos seus trabalhos. Dessa forma, o seu novo colaborador ingressa na oportunidade de expandir seus horizontes nos aspectos técnicos e institucionais.

O meio do treinamento corporativo se deve para entender como será realizada a sua rotina de trabalho, de que forma pode otimizar tempo, como encontrar a sua melhor forma de trabalhar, entre outros.

  • Reciclagem ou atualização

Manter os seus colaboradores atualizados manterá uma ordem de trabalho com execução excelente de suas tarefas diárias. Principalmente em casos onde a empresa funciona como base em processos de produção complexos ou que utiliza muita tecnologia.

Sendo assim, é importante levar em conta periodicamente, que os colaboradores das áreas de produção, manutenção, suporte, entre outros, estejam sempre atualizados em suas metodologias e normas técnicas.

  • Desenvolvimento de competências

O desenvolvimento de competências é um dos treinamentos que podem trazer mais benefícios para dentro da sua empresa, assim como no desenvolvimento do trabalho do seu colaborador.

Este é baseado conforme as demandas dos seus colaboradores, mas o mercado de trabalho está sempre passando por mudanças para encontrar as melhores formas, prioridades, desenvolvimento e muito mais.

Por isso, é importante levar em consideração o treinamento do desenvolvimento de competências, já que este pode ajudar a elevar o nível do time, desenvolvendo altas performances dentro da sua empresa.

O treinamento com o desenvolvimento de competências é diferente dos outros, já que mantém o foco nas habilidades profissionais dos seus colaboradores, além de habilidades pessoais que possuem influência para o ambiente colaborativo.

É um treinamento também chamado de soft skills, confira abaixo alguns exemplos:

  1. Pensamento crítico;
  2. Capacidade criativa;
  3. Trabalho em equipe;
  4. Raciocínio lógico;
  5. Comportamento proativo;
  6. Habilidade em multitarefas;
  7. Entre outros.

Se trata do dinamismo dentro das empresas e o potencial do desenvolvimento que pode ser abordado.

  • Treinamentos técnicos

A base para formação de um time para desenvolver as habilidades técnicas e operacionais dos colaborados é inserir um treinamento corporativo, que é voltado em conhecimento e aprendizado dos processos e ferramentas que os seus colaboradores utilizam no seu dia a dia em seu meio de trabalho.

  • Reforço de Valores Empresarial

O treinamento a respeito dos valores empresariais é utilizado para exercitar a multissetorialidade, onde os recursos podem reforçar outros setores.

Como por exemplo, em uma agência de publicidade, onde um setor está realizando as peças que serão divulgadas e o outro setor é encarregado de redator, onde possuem apresentação de textos, legendas para esta determinada peça para divulgação em redes sociais, entre outros.

Interessante, não é mesmo? O treinamento corporativo não traz apenas benefícios ao trabalho, mas sim a produtividade, o ambiente colaborativo, competências, trabalhos realizados conforme a especialidade do seu colaborador e muito mais.

E para levar treinamentos corporativos que fazem a diferença para sua empresa, conte com a LSX Consulting.

Professor Luis Claudio Sampaio é responsável técnico e principal instrutor da LSX Consulting. Mestre em Administração de Empresas –Competitividade e Estratégia. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software com ênfase em UML.

Idealizador e CEO na LSX Consulting, empresa especializada em treinamentoscorporativos e consultoria que atua em parceria com o SESCOOP/PR.

Luis também é professor universitário em cursos de graduação e pósgraduação nas áreas de Engenharia de Software e Negócios, além de ministrar treinamentos in company.

Possui larga experiência em gestão e melhoria de processos utilizando a abordagem BPM e amplo domínio em ferramentas como Excel e Power Bi. Atualmente cursa MBA em Business Intelligence, onde busca ampliar conhecimentos nas áreas de Inteligência e Estratégia de Negócios.

Vamos interagir?

Você também pode gostar

Power BI traz novidades: apresente gráficos como tabelas

Este é um recurso superinteressante que permite visualizar as informações de gráficos detalhadamente em tabelas.

A novidade vem para transformar o Power BI Online, permitindo que seus relatórios em gráficos sejam apresentados facialmente em tabelas, assim facilitando na exportação e análise de dados conforme a necessidade.

E aí, quer conhecer mais sobre? Vem com a LSX Consulting que te mostramos o passo a passo!

Leia mais »
Power BI
Consultoria

Aprenda 10 fórmulas do Power BI

O Power BI, como um grande aliado da maximização de trabalho em menos tempo, facilita o dia a dia dos colaboradores e auxilia nos dados precisos empresariais ou até mesmo pessoais.

E aqui a LSX Consulting trouxe para você 10 fórmulas do Power BI que você precisa saber para se dar bem com a ferramenta.

Porém, antes de darmos continuidade ao assunto, você precisa conhecer um pouco mais sobre o qual é o conceito do Power Bi, certo? Então dá uma olhada aqui embaixo:

Leia mais »
Excel
Novidade

Criando a checkbox no Excel

No Excel não existe uma nativa checkbox como as comuns utilizadas nas programações, mas você sabia que é possível criar a sua própria caixa de seleção? Isso mesmo!

Para criar uma caixa de seleção dentro do Excel é fácil, basta usar o controle de formulários.

Vem conhecer mais!

Leia mais »