Blog

Treinamento Corporativo: Confira 5 tipos de treinamento para empresas

treinamento corporativo

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

No Brasil, já é considerado comum a inserção no orçamento anual de uma empresa, o valor de contratação dos serviços de treinamentos corporativos, devido aos benefícios e otimização de trabalho e tempo que este pode oferecer.

O treinamento corporativo dentro das empresas traz muita autonomia aos colaboradores, para realizarem o seu trabalho de acordo com o que lhe é pedido, ou seja, sustentando ativamente a evolução do seu trabalho.

Quer entender mais sobre o assunto? Vem com a LSX Consulting, continue lendo!

Como o treinamento corporativo pode ajudar na sua empresa

A produtividade e o crescimento de uma empresa andam juntos. Ao inserir os treinamentos corporativos dentro do seu negócio, é visto que os colaboradores irão executar suas tarefas de forma mais ágil e eficaz.

Com o treinamento, é possível que estes colaboradores aprendam a trabalhar com as ferramentas que estarão em contato no dia a dia, uma vez que nem sempre todo colaborador já trabalhou com alguma eventual ferramenta que a sua empresa usa na rotina corporativa. Com isso, você evita maiores erros, e os colaboradores passam a ficar mais confiantes com as realizações dos seus afazeres e no comportamento diante de novas soluções, expandindo novos horizontes nas rotinas.

O Workplace Learning Report do Linkedin, diz que pelo menos 75% dos colaboradores aceitam os cursos que são oferecidos por seus gestores.

5 tipos de treinamentos corporativo para empresas

Treinamento Corporativo: Confira 5 tipos de treinamento para empresas 1
  • Integração Corporativa (onboarding)

O primeiro treinamento que um colaborador tem contato, com toda certeza, é a integração corporativa, já que este é desenvolvido para todo aquele colaborador que inseriu a pouco tempo no time da sua empresa.

É necessário inserir o treinamento corporativo ao novo colaborador para que ele entenda a dinâmica, normas e organização que o meio colaborativo utiliza para realização dos seus trabalhos. Dessa forma, o seu novo colaborador ingressa na oportunidade de expandir seus horizontes nos aspectos técnicos e institucionais.

O meio do treinamento corporativo se deve para entender como será realizada a sua rotina de trabalho, de que forma pode otimizar tempo, como encontrar a sua melhor forma de trabalhar, entre outros.

  • Reciclagem ou atualização

Manter os seus colaboradores atualizados manterá uma ordem de trabalho com execução excelente de suas tarefas diárias. Principalmente em casos onde a empresa funciona como base em processos de produção complexos ou que utiliza muita tecnologia.

Sendo assim, é importante levar em conta periodicamente, que os colaboradores das áreas de produção, manutenção, suporte, entre outros, estejam sempre atualizados em suas metodologias e normas técnicas.

  • Desenvolvimento de competências

O desenvolvimento de competências é um dos treinamentos que podem trazer mais benefícios para dentro da sua empresa, assim como no desenvolvimento do trabalho do seu colaborador.

Este é baseado conforme as demandas dos seus colaboradores, mas o mercado de trabalho está sempre passando por mudanças para encontrar as melhores formas, prioridades, desenvolvimento e muito mais.

Por isso, é importante levar em consideração o treinamento do desenvolvimento de competências, já que este pode ajudar a elevar o nível do time, desenvolvendo altas performances dentro da sua empresa.

O treinamento com o desenvolvimento de competências é diferente dos outros, já que mantém o foco nas habilidades profissionais dos seus colaboradores, além de habilidades pessoais que possuem influência para o ambiente colaborativo.

É um treinamento também chamado de soft skills, confira abaixo alguns exemplos:

  1. Pensamento crítico;
  2. Capacidade criativa;
  3. Trabalho em equipe;
  4. Raciocínio lógico;
  5. Comportamento proativo;
  6. Habilidade em multitarefas;
  7. Entre outros.

Se trata do dinamismo dentro das empresas e o potencial do desenvolvimento que pode ser abordado.

  • Treinamentos técnicos

A base para formação de um time para desenvolver as habilidades técnicas e operacionais dos colaborados é inserir um treinamento corporativo, que é voltado em conhecimento e aprendizado dos processos e ferramentas que os seus colaboradores utilizam no seu dia a dia em seu meio de trabalho.

  • Reforço de Valores Empresarial

O treinamento a respeito dos valores empresariais é utilizado para exercitar a multissetorialidade, onde os recursos podem reforçar outros setores.

Como por exemplo, em uma agência de publicidade, onde um setor está realizando as peças que serão divulgadas e o outro setor é encarregado de redator, onde possuem apresentação de textos, legendas para esta determinada peça para divulgação em redes sociais, entre outros.

Interessante, não é mesmo? O treinamento corporativo não traz apenas benefícios ao trabalho, mas sim a produtividade, o ambiente colaborativo, competências, trabalhos realizados conforme a especialidade do seu colaborador e muito mais.

E para levar treinamentos corporativos que fazem a diferença para sua empresa, conte com a LSX Consulting.

Professor Luis Claudio Sampaio é responsável técnico e principal instrutor da LSX Consulting. Mestre em Administração de Empresas –Competitividade e Estratégia. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software com ênfase em UML.

Idealizador e CEO na LSX Consulting, empresa especializada em treinamentoscorporativos e consultoria que atua em parceria com o SESCOOP/PR.

Luis também é professor universitário em cursos de graduação e pósgraduação nas áreas de Engenharia de Software e Negócios, além de ministrar treinamentos in company.

Possui larga experiência em gestão e melhoria de processos utilizando a abordagem BPM e amplo domínio em ferramentas como Excel e Power Bi. Atualmente cursa MBA em Business Intelligence, onde busca ampliar conhecimentos nas áreas de Inteligência e Estratégia de Negócios.

Vamos interagir?

Você também pode gostar

Publicado por

O que você está procurando?

Siga nossas redes sociais

Categorias do blog