Blog

O que é DAX no Power BI e para que ele serve

DAX

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

Se você é um novo usuário do Power BI e pretende entender mais sobre as suas funcionalidades, a LSX Consulting vai te auxiliar nesse novo passo.

Uma das funcionalidades é o DAX e como esta ferramenta pode auxiliar o dia a dia dos profissionais que estão em contato com ela, como algumas funções de fórmulas, expressões, cálculos, entre outros.

Continue lendo e vem com a LSX!

Power BI: todos os dados da sua empresa em um só lugar

Com o Power BI você pode ter uma visualização 360º da sua empresa, já que é possível criar análises de vários setores de uma vez só: atendimento ao cliente, vendas, pós-vendas, produção, financeiro e etc através dos dashboards.

Tudo isso de forma muito prática e rápida, uma vez que o Power BI possui uma interface bem intuitiva, com apenas alguns cliques os usuários já conseguem ter acesso às informações do programa. Além disso, o Power BI pode ser acessado de desktops ou celulares e tablets, podendo trazer dados com muita facilidade e de forma segura.

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é o Power BI, vamos conhecer sobre o DAX!

O que é a ferramenta DAX?

Do nome inglês Data Analysis Expressions, a ferramenta basicamente opera por meio de uma coleção de funções, constantes e operadores que podem ser utilizados nas fórmulas, expressões, cálculos em um ou mais valores.

Ao aprender a utilizar a ferramenta DAX, você terá acesso ao máximo dos seus dados. Para que você compreenda melhor, se você já tem contato com as fórmulas que são utilizadas no Excel, não haverá muita dificuldade em aprender a utilizar o DAX, já que são semelhantes.

Tudo sobre o DAX

Mesmo que você não tenha contato com o Excel e ainda está aprendendo sobre as formas que as ferramentas trazem otimização ao trabalho dentro das empresas, não se preocupe, vamos por passos.

  • Sintaxe

Para entender como funciona o DAX e a sua estrutura para as suas operações, a Sintaxe da fórmula DAX incluí diversos elementos de como uma fórmula é feita.

Por exemplo, a fórmula do DAX que é usada para criar valores, para cada linha em uma coluna calculada:

= [Vendas] – [CustoTotal]

O sinal = (de igual) indica o início da sua fórmula e quando for calculada, indicará um valor ou resultado.

Uma coluna de vendas ou referenciada, conta com os valores que você deseja subtrair. Uma referência da coluna em uma fórmula é envolvida por [ ]. E a subtração (-).

A coluna do custo total conta com os valores que vamos subtrair dos valores da coluna de vendas

  • Operadores usados em DAX

Para desenvolver a sua fórmula DAX, você precisa contar com os operadores, certo? É o que iremos falar agora!

Por isso, fique atento aos operadores que mais são utilizados para desenvolver as fórmulas:

  • a) + : Soma; b) – : Subtração; c)  * : Multiplicação; d) / : Divisão; e) ^ : Potência.

Agora, vamos conhecer os operadores de comparação

  • a) > : Maior; b) < : Menor; c) >= : Maior Igual; d) <= : Menor Igual; <> : Diferente.

E por último, os operadores especiais:

  • a) & : Concatenar; b) && : E (condicional); c) || : OU (condicional).

Abaixo vamos conferir alguns exemplos de aplicações dentro do DAX:

Como se trata de uma ferramenta com linguagem funcional, todo código feito por ela se torna uma função atrelada, veja:

Se você possui uma base de dados com nome de “Colaboradores” e pretende criar uma nova medida dentro destes dados utilizando a função para somar, por exemplo, todos os salários dos funcionários da empresa.

Ocorreria da seguinte forma:

O que é DAX no Power BI e para que ele serve 1

O resultado da sua operação será uma coluna com o valor da sua soma repetidamente.

O que é DAX no Power BI e para que ele serve 2

Outra forma de utilizar o DAX, é com uma nova coluna com o resultado da soma de três colunas que estão os salários de seus colaboradores, além de outros benefícios que a sua empresa distribuí a estes.

O que é DAX no Power BI e para que ele serve 3

Diferente do exemplo anterior, esta função é calculada com valores para cada linha.

Ainda, na função de “Colaboradores”, do exemplo anterior, o objetivo é criar uma coluna a partir de uma coluna que já existe, mas contabilizando diferentes acontecimentos, como horas extras, ou se o colaborador já completou as 8h, folga, entre outros.

Veja a seguir:

TemFolga = Colaboradores [HorasExtras] >=8

Quando utilizada essa fórmula no DAX, uma nova coluna será criada com os dados, trazendo TODOS os resultados como False ou True, assim se o colaborador tiver contabilizado as 8h extras. Assim, se for False, o colaborador não tem direito à folga e True, se o colaborador compõe as 8h extra e tem direito.

Ficou muito mais fácil agora, não é mesmo? Com apenas alguns cliques, algumas fórmulas e alguns operadores você tem acesso facilmente aos dados de seus colaboradores, ajudando a otimizar o seu tempo e o da sua empresa.

E lembre-se, se ficou com alguma dúvida, fale conosco!

Vamos interagir?

Você também pode gostar