Blog

Saiba como utilizar as 3 principais fórmulas do Excel

excel_lsx

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

O Excel é o programa da Microsoft mais usado dentro das empresas no mundo todo, isso porque ele permite fazer cálculos rápidos e precisos em questões de segundo, além de ser muito útil como uma ferramenta de gestão e controle de estoque, produtividade, banco de horas e outras funções onde se faz necessário o uso das planilhas eletrônicas.

Se você está buscando uma maneira de aprimorar seu conhecimento em Excel e ganhar tempo no seu dia a dia, a LSX Consulting traz 3 excelentes fórmulas que vão te ajudar.

Quais são algumas das principais fórmulas do Excel e por que devo aprender?

Aprofundar o conhecimento em ferramentas que são aliadas da nossa rotina nos levam a otimizar tarefas que levariam um longo tempo para serem executadas, não só isso, elas nos ajudam a expandir nosso horizonte, encontrando novas formas de resolver algumas demandas, por exemplo.

Existem três fórmulas do Excel que são importantes para quem precisa fazer cálculos e encontrar dados nas planilhas, conheça agora quais são e como utilizar.

1. Procv

Uma das fórmulas mais conhecidas e mais utilizadas do Excel é a PROCV. Com essa fórmula é possível procurar e encontrar valores com facilidade em planilhas com grandes volumes de dados. Sendo assim, a fórmula atua como um mecanismo de pesquisa automático, até mesmo entre planilhas. Aprenda como fazer a fórmula Procv no Excel.

Passo 1: em sua planilha, selecione a célula com o item que você deseja encontrar em sua planilha. Então digite “=Procv(” para começar a fórmula. Para inserir a função corretamente, é necessário entender como funcionam os critérios da mesma;

  •  Valor Procurado: em valor procurado, selecione a célula na qual você irá digitar termo de busca para identificar o item que você deseja encontrar, no exemplo abaixo este valor é o “Código”;
  •  Matriz tabela: neste item, digite o intervalo de tabela para sua pesquisa, por exemplo, “=PROCV(E4;A:C“;
  •  Numero índice de coluna: este critério tem como base a coluna da qual você pretende obter o valor. No caso do intervalo, A:C existem 3 colunas, A-B-C. Digite nesse item o número correspondente a coluna que você pretende obter os dados, ou seja, 1 para A, 2 para B, 3 para C;
  •  Procurar intervalo: por fim, esse item corresponde a exatidão da procura, para encontrar valores exatos de pesquisa, digite 0. Para incluir valores aproximados, digite 1.
Saiba como utilizar as 3 principais fórmulas do Excel 1

Passo 2: após inserir todos os critérios, basta apertar “Enter” para que a fórmula esteja ativa. Você também pode automatizar o mecanismo de pesquisa inserindo resultados de pesquisa para outras colunas. Para isso, mantenha a célula de “Valor procurado” e altere apenas o critério “Número_Índice_Coluna”. Assim como, no exemplo abaixo “=Procv(E4;A:C;3;0)“(O valor foi alterado de 2 para 3);

Saiba como utilizar as 3 principais fórmulas do Excel 2

Passo 3: pronto! Basta digitar o valor de “Código” para que as outras duas informações sejam pesquisadas de maneira automática.

Saiba como utilizar as 3 principais fórmulas do Excel 3

2. SE

A fórmula “=SE”, também é uma das mais populares do Excel devido a sua eficiência em definir dados através de um teste lógico. Sendo assim, a função pode ser muito útil para realizar uma leitura dos dados inseridos na planilha. Aprenda como utilizar a função SE logo abaixo.

Passo 1: digite na célula desejada a função “=SE(” para começar. Então será necessário definir os critérios do teste lógico da fórmula. Entenda como esses funcionam;

  •  Teste lógico: no primeiro critério, você deverá definir qual será a condicional SE, por exemplo, se o valor da célula B3 for >= (maior ou igual) ao valor da célula D3; a fórmula dará como resposta “Verdadeiro“, se o valor for menor, o resultado será “Falso“;
  •  Valor se verdadeiro: neste item, você pode definir o que aparecerá como resultado caso o teste lógico seja verdadeiro;
  •  Valor se falso: neste item, você poderá definir o que aparecerá como resultado caso o teste lógico seja falso;
Saiba como utilizar as 3 principais fórmulas do Excel 4

Passo 2: após definir os critérios, basta apertar “Enter” para que a fórmula seja aplicada. Para trancar uma das células utilizadas no teste lógico, como uma célula estática, como se fosse um fator definido, selecione o valor de célula desejado e aperte “F4” para que sua fórmula possa ser replicada e fique da seguinte forma “=SE(B3>=$D$3;”Sim”;”Não”)“;

Saiba como utilizar as 3 principais fórmulas do Excel 5

Passo 3: pronto! Agora você sabe como utilizar a fórmula SE para realizar uma leitura dos dados em sua planilha.

Saiba como utilizar as 3 principais fórmulas do Excel 6

3. Cont.SE

Entre as principais funções de análise de dados, também existe a função “=CONT.SE” que basicamente conta o número de células dentro de um intervalo que atendem a um único critério que você especifica. Neste critério obrigatório, você pode procurar quantas vezes um número, termo ou referência de célula acontece. Aprenda como utilizar a função Cont.Se;

Passo 1: insira em uma célula a fórmula “=CONT.SE(” para começar definir os critérios da função. Entenda logo abaixo como funcionam os critérios da fórmula;

  •  Intervalo: no primeiro item, defina qual será o intervalo contado pela função como, por exemplo, “=CONT.SE(A3:B9;…”;
  •  Critério: será a célula onde o termo de pesquisa será digitado como no exemplo abaixo “=CONT.SE(A3:B9;E4)”;
Saiba como utilizar as 3 principais fórmulas do Excel 7

Passo 2: em seguida, aperte “Enter” para aplicar a fórmula. Seu resultado inicial será 0 por conta da ausência de termos na célula de critério;

Saiba como utilizar as 3 principais fórmulas do Excel 8

Passo 3: então, basta digitar qual será seu termo de pesquisa para que o valor seja gerado logo abaixo pela fórmula CONT.SE.

Saiba como utilizar as 3 principais fórmulas do Excel 9

Fonte: Canaltech

Agora que você aprendeu utilizar as 3 principais fórmulas do Excel, que tal se aprofundar ainda mais nessa ferramenta?

A LSX Consulting oferece treinamento corporativo de Excel de acordo com o conhecimento dos colaboradores diante do programa.

Do básico ao avançado, cada treinamento é único, sendo levado em consideração o nível de know-how da turma, em quais situações os colaboradores utilizam o Excel no dia a dia da empresa, além da aplicação de exercícios, que vem para somar ainda mais, já que ajuda os colaboradores a fixarem seu conhecimento recém-adquirido.

Converse conosco para capacitar seus colaboradores e ganhar em produtividade na sua empresa!

Professor Luis Claudio Sampaio é responsável técnico e principal instrutor da LSX Consulting. Mestre em Administração de Empresas – Competitividade e Estratégia. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software com ênfase em UML.

Idealizador e CEO na LSX Consulting, empresa de software, consultoria e treinamentos que atua na região de Cascavel-PR.

Luis também é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Software e Negócios, além de ministrar treinamentos in company.

Possui larga experiência em gestão e melhoria de processos utilizando a abordagem BPM e amplo domínio em ferramentas como Excel e Power Bi.

Atualmente cursa MBA em Business Intelligence, onde busca ampliar conhecimentos nas áreas de Inteligência e Estratégia de Negócios.

Vamos interagir?

Você também pode gostar

Pivotar
Novidade

Pivotar: veio aí uma nova função do Excel!

Mesmo que indispensáveis no dia a dia de quem trabalha com grandes números de dados, as tabelas dinâmicas no Excel ainda requisitavam que as atualizações fossem feitas manualmente para que as informações reflitam as alterações feitas na fonte.

Revolucionando para uma solução prática na versão 365, a Microsoft desenvolveu a função Pivotar no Excel e trouxe consigo a eliminação das limitações em tabelas dinâmicas.

Leia mais »

Power BI traz novidades: apresente gráficos como tabelas

Este é um recurso superinteressante que permite visualizar as informações de gráficos detalhadamente em tabelas.

A novidade vem para transformar o Power BI Online, permitindo que seus relatórios em gráficos sejam apresentados facialmente em tabelas, assim facilitando na exportação e análise de dados conforme a necessidade.

E aí, quer conhecer mais sobre? Vem com a LSX Consulting que te mostramos o passo a passo!

Leia mais »